domingo, 21 de agosto de 2011

A Lenda do Uirapuru

A Lenda do Uirapuru, uma ave muito comum na Amazônia Brasileira.
O Uirapuru possui um canto longo, de uma melodia suave.
Dizem que ele canta cerca de quinze dias por ano.

A lenda diz, que um jovem índio guerreiro apaixonou-se pela esposa de um cacique. Esta também se namorara dele, porém, era um amor proibido.
O Jovem guerreiro sofria muito, pois amava, era correspondido, mas ambos não podiam viver esse amor, pois poderiam ser mortos se alguém da tribo descobrisse.
Com o tempo a bela esposa do cacique, foi esquecendo seu amor pelo jovem guerreiro. Porém, esse sofria toda vez que a via.
Um dia o jovem índio amanheceu muito doente, com uma forte febre. Ninguém, nem o pajé sabia o que ele tinha. O jovem índio sentia que estava doente de amor.
Não agüentando mais tanto sofrimento, pediu ao deus Tupã, que o transformasse em um pássaro, assim poderia ficar bem perto da amada sem oferecer perigo para os dois.
Tupã transformou-o em um pássaro vermelho telha, que possuía um magnifico canto.
O jovem guerreiro, agora transformado em pássaro, cantava todas as noites para a amada.
Porém, quem notou o seu belo canto foi o cacique, que tentando aprisioná-lo numa gaiola, correu para capturá-lo e acabou perdendo-se na floresta. Ao Uirapuru restou o sonho de que a sua amada descobrisse que ele era o jovem guerreiro e assim quebrasse o encanto.
O Uirapuru é considerado um pássaro que traz boa sorte,um ser mágico. Quem o encontra pode fazer um pedido que se tornará realidade.
Os nativos da floresta relatam que quando o Uirapuru canta, toda a floresta fica em silêncio rendendo-lhe homenagem.

2 comentários:

  1. a lenda da bruxa do espenho é muinto aterrorizante essa lenda.se vc tiver coragem de dever a foto dela eu tenho serteza que vc também vai ficar assustada[o] fique ligado.

    ResponderExcluir

Seguidores

MAIS PROCURADOS

Prestação de Serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"